terça-feira, 25 de outubro de 2016

Caso parecido com perda de 4 pontos do Fla, faz desesperar torcida do Palmeiras: Allione estava irregular? O Palmeiras vai perder os pontos?

O argentino Allione foi expulso de campo no jogo em que o Palmeiras foi eliminado pelo Grêmio na Copa do Brasil. É um caso aparentemente semelhante ao do Flamengo, em 2013, com André Cruz. O rubro-grego foi punido com perda de pontos no Brasileirão.
Mas, a rigor, a situação é um pouco diferente e Allione está liberado, sim, para entrar em campo sem qualquer prejuízo ao Palmeiras.

O Artigo 62 do Regulamento Geral das Competições da CBF diz o seguinte: “Se ao final de uma competição restar pendente penalidade de suspensão por partida aplicada ao atleta pelo STJD, seu cumprimento dar-se-á, obrigatoriamente, na primeira partida de competição subsequente coordenada pela CBF, dentre aquelas que estejam em andamento“.

Ou seja, somente após ser julgado – e punido – pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de sua expulsão na Copa do Brasil, Allione terá de cumprir suspensão no Brasileirão. Porém, como o julgamento ainda não foi sequer marcado, o argentino tem condição legal de encarar o Sport.

O fato da possibilidade de cumprir punição da Copa do Brasil no Brasileirão ocorre porque os dois torneios são organizados pela CBF.

CASO DO FLAMENGO

Em 2013, André Santos foi expulso na final da Copa do Brasil, vencida pelo Flamengo, numa quarta-feira (27/11).

Entretanto, o clube carioca interpretou o regulamento de forma errônea e tirou o atleta da partida seguinte, contra o Vitória, num domingo (1º/12), já pelo Brasileirão, imaginando que ele estaria livre depois.

Porém, o jogador foi julgado posteriormente, numa sexta (06/12) e levou gancho de um jogo, que deveria ser cumprido na última rodada, contra o Cruzeiro. André Santos disputou aquele jogo (empate por 1 a 1) e o Flamengo foi punido com a perda de quatro pontos, que quase culminaram com a queda do clube para a Série B.

Em agosto do ano passado, o Flamengo se viu novamente na mesmo situação, após o lateral Pará ter sido expulso contra o Vasco, em duelo que eliminou o time rubro-negro da Copa do Brasil.

Mas como não havia sido julgado, o atleta atuou normalmente no partida seguinte pelo Brasileirão contra o Sport, vitória do Mengão, por 1 a 0.

Fonte: Marcondes Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário