sábado, 12 de novembro de 2016

Vascaíno assume: O Flamengo é o Maior do Rio de Janeiro

Primeiramente digo que sou vascaíno. Minha família toda é flamenguista e quando pequeno eu torcia para o Flamengo. Na verdade nunca fui, mas minha família colocava uniformes do time rubro-negro em mim.

Portanto, não sou clubista. Não estou julgamento o tamanho de um time por torcer por ele. Temos que ser imparciais, saber o tamanho de cada time – e não é por isso que vou deixar de amar meu time. Amo o meu VASCO apesar de termos um presidente que está afundando o time, como afundou também o maior craque da nossa história.

Temos quatro times considerados grandes na Cidade Maravilhosa: Botafogo, Flamengo, Fluminense e VASCO. Mas o rubro-negro é, e deve permanecer por um bom tempo (ou para sempre) como o maior time do Rio de Janeiro. Foi o primeiro carioca a conquistar a Libertadores (1981) – o VASCO conquistou no ano de seu centenário, em 1998.

O Flamengo é o único time do Rio que tem o tão desejado Mundial de Clubes no mesmo ano (1981). É o time que mais tem Copas do Brasil (1990, 2006, 2013).

É o que mais tem Campeonatos Brasileiros (cinco ou seis, cada um considera uma contagem). O sonhado título desse ano ficou difícil. O cheiro do hepta está distante, mas nada é impossível no futebol.

O Flamengo, até o ano de 2010, era o segundo maior campeão carioca, posto que “pegou” do Fluminense no ano seguinte. Agora o Rubro-negro tem 33 títulos, e o Tricolor carioca tem 31.

Além de tudo, o Flamengo é até agora o único time carioca que nunca caiu para a segunda divisão. Já penou em muitos anos, mas até agora sempre encontrou a salvação. A torcida é a maior do mundo – é a maior, não a mais bonita. Até porque beleza está nos olhos de quem vê. O clube revelou Zico, um dos maiores jogadores que esse país já teve.

Amamos o clube que torcemos, mas isso não faz do nosso time o maior de nosso Estado. Temos que saber a diferença de um e de outro. Se você perguntar a um botafoguense, ele vai dizer que o time dele é o maior, assim como o torcedor do Vasco e do Fluminense.

Sou vascaíno, amo meu time, mas acho há um tempo que o Flamengo é o maior time do Estado. Isso não faz o amor pelo meu time diminuir, até porque amo meu time por paixão, não pelos títulos que ele tem (que também são muitos).

O flamenguista que está lendo essa opinião pode até se sentir orgulhoso. Quem não não é se sinta também. O importante é amar seu time, apoiar, vibrar e cobrar – sem exageros, quando necessário.

Fonte: Pedro Ivo S / Torcedores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário