sábado, 12 de novembro de 2016

Flamengo enxugará elenco para testes no Carioca visando Liberta.

Com intervalo de 10 dias da partida contra o Botafogo e o jogo da próxima quarta-feira, diante do América-MG, em Belo Horizonte, o Flamengo passa por reuniões diárias para traçar estratégias e diretrizes para a temporada de 2017.

A volta para a Libertadores vai ter um autêntico vestibular. A Primeira Liga e o Campeonato Carioca serão competições em que a garotada vai ser testada para ganhar espaço no time principal. A prioridade, é claro, será o torneio continental – de resultados frustrantes e eliminações precoces para o clube nas últimas participações.

Antes, evidentemente, todo esforço é válido nos últimos quatro jogos do Campeonato Brasileiro para evitar a fase de mata-mata antes da fase de grupo da Libertadores.

Para colocar em prática essa filosofia de valorização da base – desta vez, é o que garantem do Ninho do Urubu até a Gávea, para valer -, o elenco será menor. O plantel do profissional hoje tem 33 jogadores – contando quatro goleiros e outros jovens que tiveram poucas oportunidades e que já treinam com o grupo principal de Zé Ricardo. O número de atletas ainda está sendo discutido, mas deve ficar em torno de 28 jogadores.  

Em 2016, havia preocupação de contar com mais peças de reposição do que o habitual devido à particularidade do ano de viagens constantes e jogos com pequeno intervalo de recuperação entre estradas e aviões. Embora já haja sinais do “bye bye, Brasil” versão 2017, nos encontros da comissão técnica, dos médicos e fisiologistas, o departamento de futebol concluiu que um grupo mais enxuto, seguindo à risca a programação e as precauções do Centro de Excelência em Performance, aguenta o desgaste da temporada.

O técnico Zé Ricardo deixou escapar em coletiva de imprensa recente ponta de frustração na utilização abaixo do esperado dos garotos formados pelo clube – muitos deles foram campeões da Copinha deste ano. Jogadores como Léo Duarte, que jogou no momento em que não havia outra opção com a saída de Wallace e de César Martins, Ronaldo, Lucas Paquetá e Thiago Santos atuaram pouco nesta temporada. As possíveis saídas de Juan, que pode se aposentar, Emerson Sheik e Alan Patrick devem abrir espaço para a utilização dos garotos.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário